De origem sul-africana, a raça Bonsmara é tida como a única raça de carne bovina criada em decorrência de um programa de cruzamentos bem documentado com dados de desempenho gravado de forma objetiva, desenvolvido a partir de uma necessidade identificada pelo governo local em 1937. Os resultados apresentados foram excelentes e ao longo do tempo a raça foi se disseminando pelo mundo.

Bosmara: uma raça de origem científica: Ao identificar a dificuldade ou ineficiência de sobrevivência das raças de corte europeias às condições climáticas do país tropical/subtropical, o governo da África do Sul propôs ao Zootecnista, Jan Bonsma, o desafio de criar uma raça bovina de corte que além de ser resistente às condições climáticas locais, também apresentassem alta produtividade.

Isso porque, naquela época, apesar da principal raça nativa do país (Afrikaner) se caracterizar pela resistência ao calor e boa carne, deixava a desejar no quesito produtividade, apresentando desempenho insatisfatório. Na proposta de desenvolver uma nova raça, o governo levantou as principais necessidades identificadas e repassou a responsabilidade ao Zootecnista.

Assim, então, Jan Bonsma realizou uma série de cruzamentos entre Afrikaner e outras raças europeias locais e os resultados foram avaliados amplamente para que tivessem resistência ao calor. Por fim, escolheram como o melhor cruzamento realizado por 5/8 Afrikaner (Sanga), 3/16 Hereford e 3/16 Shorthorn (Taurinos Britânicos). Dessa forma, nasceu a raça Bosmara que tem como base a fertilidade, musculatura, adaptação, docilidade e qualidade de carne de primeira.

A título de curiosidade, o nome da raça surgiu da combinação do apelido de Bonsma e o nome da Fazenda (Mara) onde a primeira cruza de reprodução de bezerro nasce: BonsMara.

Bonsmara no Brasil

Ao serem alcançados bons resultados, resolveram trazer a raça da África do Sul, acreditando que ela solucionaria a dificuldade da pecuária dos trópicos, em ter um touro sem sangue de Zebu que conseguisse trabalhar bem nessas condições de clima e produzisse animais com muita heterose e com carne de qualidade diferenciada.

Contatos

Faça-nos uma visita ou entre em contato.

Fazenda Santa Albertina, BR 356 KM 61 (sentido Itaperuna, à direita), Itaperuna / RJ

(22) 2783-2019, (22) 99999-7369 (disponível 24h)

contato@bonsmarasantaalbertina.com.br

Fale Conosco

Envie sua mensagem e em breve retornaremos seu contato.